sexta-feira, 23 de março de 2012

Judas, um Crente que Negou a Fé

      Na bíblia podemos encontrar a possibilidade e exemplos claros de crentes que embora fossem genuinamente cristãos, negaram a fé, dentre estes, fica claro a responsabilidade pessoal concernentes ao Reino de Deus. 


Judas, um Crente que Negou a Fé

Tendo chamado os seus doze discipulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades. (Mt. 10.1)

Jesus enviou os doze dando-lhes a seguintes intruções: Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai. (Mt. 10.8) 

Todos os discipulos receberam os dons do Espírito Santo, inclusive aquele que traiu Jesus - Judas Iscariotes. Todos realizavam igualmente diversos milagres.

Conforme notamos, os discipulos receberam os mesmos dons do Espírito Santo descritos em I Co. 12, mas isso não poderia acontecer sem que dessem lugar ao Espírito Santo através da converssão. Automaticamente apenas o convertido poderia experimentar o recebimento desses dons. Os dons são próprios do Espírito, no entanto, Judas precisaria possuir o mesmo Espírito que habitava nos outros discipulos para então exercer seu ministério.      


João respondeu, e disse:
João 3:27
João respondeu, e disse:
João 3:27
João respondeu, e disse:
João 3:27
João respondeu, e disse:
João 3:27
João respondeu, e disse:
João 3:27
João respondeu, e disse:
João 3:27
João respondeu, e disse:
João 3:27v
João respondeu, e disse:
João 3:27vv
Ninguém pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dado” (Jo 3.27).

"Sem mim nada podeis fazer" - (Romanos 3.19)


 JUDAS DECAIU DA GRAÇA

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?  (Mt. 7.22)

Partindo do presuposto que ninguém pode fazer nada sem que dos céus não lhes seja dado, ou sem que possua o Espírito Santo, porque muitas pessoas serão reprovadas diante de Deus mesmo depois de realizar maravilhas e prodigios em seu nome? A resposta é bem simples, porque decairam da graça. Judas deu legalidade ao pecado, se desviou da fé quando deu legalidade a satanás.

Muitos irão se justificar diante de Deus por causa das suas obras e prodígios que o acompanhavam quando possuiam o Espírito Santo para o fazerem, no entanto, deixaram ser dominados pelo pecado, ou seja: fizeram maravilhas em nome de Jesus Cristo, mas não foram fiéis até a morte, se corromperam com a fama, a glória, ou poder por status financeiro.

JUDAS FOI CORROMPIDO

Eles, ouvindo-o, alegraram-se e lhe prometeram dinheiro; ... (Mc. 14.11)

Além da necessidade de Judas negar a Jesus com o propósito de cumprir as escrituras, ele também o fez porque se deixou corromper com as coisas desse mundo, as trinta moedas de prata e infidelidade foi o suficiente para que satanás apoderasse de sua vida e fisesse com que negasse e entregasse a vida de Jesus.


JUDAS DEIXOU A CASA ORNADA 


Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze. Lc. 22.3

     Quando o individuo ainda é um ímpio, satanás fica em pleno controle das vontades carnais e valores morais, submetendo-se ao seu poder e dominio. Já o crente não possui nenhum desses espíritos maus após sua converssão, pelo contrário, Judas não possuia nenhum Espírito maligno, Judas afinal era crente e possuia o Espírito Santo, mas deixou brechas para satanás infiltar em sua vida:

Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada.
Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. (Mateus 12.43-45)


Por isso a bíblia diz tão claramente: Não extingais o Espírito (I Tessalonicenses 5:19)

Extinguir o Espírito é literalmente expulsá-lo do seu templo,  não existe comunhão entre a luz e as trevas, quando o templo está sujo, o Espírito Santo tem que ser Extinguido, não há como haver comunhão entre a luz e as trevas. 

“Deus é luz, e nele não há treva nenhuma”. 

Mateus 6.24, Ele disse a multidão: Ninguém pode servir a dois senhores, ...

Não é apenas o dinheiro ou (mamom) que pode ser tornar senhor em nossas vidas, mas também o próprio ego, vaidade, mentira, etc. Se cometemos qualquer distanciamento de Deus por meio do pecado, estamos extinguindo o Espírito de Deus e servindo a um outro senhor, o Espírito de Deus requer que o louvemos e o sirvamos por completo, abrindo mão de vários outros senhores que podem fazer parte da vida do crente. Ou amamos a um senhor completamente, ou aborecemos outro. 
 

JUDAS DEIXOU A CASA VAZIA QUANDO EXTINGUIU O ESPÍRITO SANTO 

Quando  decaimos da graça, a casa fica completamente ornada e vazia, vazia porque não possui mais o Espírito de Deus, Deus não habita em templo sujo, quando nos desviamos de Deus o Espírito foi extinguido, só assim outros sete demonios pode entrar na casa e permanecer.

É interessante notar que satanás não estava em Judas, mas entrou em Judas - Lc. 22.3.


   
 SE PEDRO ESTIVESSE MORRIDO

     Outra exemplo importante de Cristão que negou o nome de Jesus foi Pedro, mesmo conhecendo a verdade e estando firmado nele, Pedro foi capaz de negar não só uma vez, mas negou três vezes o nome do seu salvador, naquele momento, se Pedro morresse ele perderia sua salvação, assim como a bíblia nos ensina: 

Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus. (Mt. 10,33).

     Muitos que estão no mundo, estão negando a Deus diante dos homens, portanto, devemos cuidar em confiar na força divina para que não nos permita negar o seu nome. Se quando morrermos estivermos em pecado participando do mundo, teremos um trágico destino.

CUIDADO PARA NÃO NEGAR A FÉ

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel (1 Timóteo 5.8).

Incrível! O cristão tornar-se pior do que o infiel? Isso tem ocorrido em todos os tempos. A Palavra declara que deixar de cuidar das pessoas do seu relacionamento e, principalmente, dos membros da própria família é tão grave, que o negligente é tido como pior do que o infiel, pois, na linguagem bíblica, ele negou a fé. Jamais pensamos que algum cristão poderia ser considerado pior que o infiel, mas é o Senhor quem assim o diz. O infiel comete o maior absurdo ao rejeitar a fé. Com isso, ele deixa de se unir ao Criador e, quer creia ou não, passará toda a eternidade em sofrimento. Isso acontece a quem liga a fé à religião, a qual o Senhor deplora. Dá pena ver tantas pessoas boas rejeitarem o plano da salvação. Se elas soubessem que, entregando a vida ao Senhor, iriam tornar-se mais úteis à sociedade, creio que a maioria iria fazê-lo bem depressa. Mas essa praga chamada religião, inventada pelo homem, faz com que muitos pensem que o Evangelho também seja uma religião e, por isso, fecham os olhos e deixam escapar a única oportunidade de serem felizes. Coitado de quem rejeita Cristo, pois será lançado no lago que arderá com fogo e enxofre por toda a eternidade (1 João 2.22, Apocalipse 21.8).Cuidado para você não ser considerado pior que o infiel! Cuide das pessoas do seu relacionamento e, também, dos da sua casa. O mais triste é que muitos daqueles que frequentam nossas igrejas e até alguns do ministério estão nessa qualificação. Eles sabem que os infiéis não herdarão o Reino, mas não sabem que são considerados assim. Examine-se e veja se você tem cuidado dos seus e dos da sua casa. O que tem feito pela salvação deles? Se não tem feito nada, a não ser tentar, de vez em quando, fazer um convite para que visitem a igreja ou orar por eles, talvez, você esteja caminhando para a perdição. O Senhor não aceita desculpas de estar muito ocupado para se interessar pela salvação dos perdidos. Quem foi iluminado recebeu a obrigação de cuidar dos seus. A fé que nos salvou também fez com que a nossa família fosse colocada sob o mesmo manto da salvação. Compete a nós cuidar deles, evangelizando-os e encorajando-os a lutarem para não serem enganados pelo maligno. Ai daquele que nada faz pelos seus, pois, ao deixar a Palavra perder-se nessas vidas, ele também se perderá. Se isso tem acontecido com você, busque o perdão do Senhor, peça nova oportunidade e, a partir de agora, cuide dos seus.

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário