quarta-feira, 7 de março de 2012

Uma vez salvo, sempre salvo?

2 comentários:

  1. Deixe seu comentário teológico e estarei respondendo com maior rapidez possível!

    "Sola escriptura, Sola fide!"

    Que a Paz do Senhor Jesus seja convosco!

    Monte Forte

    ResponderExcluir
  2. 10 RAZÕES PELAS QUAIS O CRENTE PODE PERDER A SALVAÇÃO OU DECAIR DA GRAÇA



    1) Mateus 13:44



    . A graça, longe de ser barata, mesmo que oferecida, requer esforço, dedicação e compromisso.



    2) Colossenses 1:21-23



    . Observamos três coisas: éramos estranhos, fomos reconciliados por Cristo, precisamos perseverar na fé alicerçados e firmes, permanecendo no Evangelho.

    . Shedd diz: “A graça se retira dos que desprezam sua tutela”. “A graça não age independente da fé”

    . Champlin diz: “Se alguém permanece na fé, será salvaguardado de todo perigo de queda”. “O Crente terá de manter viva a sua fé saudável e ativa, isto o protegerá de toda perda”.



    3) Mateus 24:12-13



    Jesus explica sobre os sinais que antecederiam sua vinda. Duas expressões são significativas:

    . O amor de muitos se esfriaria – No grego é “soprar a ponto de arrefecer (esfriar)” – perder o amor uns pelos outros, com relação às questões espirituais ou por Deus.

    . Perseverar até o fim – As palavras de Jesus encerram uma advertência que, a responsabilidade humana é aqui subtendentida. Não exime o homem de sua participação.



    4) João 15:2, 4-5



    v.2 – Cortar a vara que não frutifica, vara esta que não permanece em Sua palavra (João 8:31-32)

    v.4-6 – Mostra a necessidade de almejarmos permanecer Nele para não sermos queimados ou lançados fora.



    5) Hebreus 3:6, 12-14



    v.6 – Se guardarmos – Retermos a confiança da salvação a fim de não perdê-la.

    v.12 – Irmãos (convertidos) – Se afastar (gr. Aphistemi) – O mesmo que “levar a revolta”, “retirar-se”, “apostatar”.

    v.13 – O coração pode tornar-se duro como pedra, fora da possibilidade de arrependimento e de vida em Cristo.

    v.14 – A confiança final deverá ser como a inicial. Se é que a guardamos até o fim (morte física ou parousia).



    6) Mateus 13:19-21



    v.19 – Os que não compreendem – A Palavra não chegou ao coração.

    v.20-21 – Terreno rochoso – Corresponde aqueles que receberam a Palavra, ela nasce, mas diante das lutas e perseguições não consegue permanecer.

    v.22 – Terreno cheio de espinhos – A Palavra nasce, cresce, mas as preocupações com as glórias deste mundo logo os abate (Não há como servir dos senhores). Logo, fica infrutífero, e quem não produz frutos, é cortado e lançado fora.

    v.23 – Terreno fértil – São aqueles que ouvem a Palavra e se preocupam em colocá-la em prática. Tomando posicionamentos para isto.



    7) Tito 2:11-15



    . A graça foi manifesta e precisa gerar em nós um ensino quanto à santidade e o zelo para com as obras do Senhor. Precisa portanto ser atuante e operante.



    8) II Timóteo 2:17-18



    . Himineu e Fileto se desviaram (gr. Astocheo) – “falharam na fé”, “erraram o alvo” com relação aos ensinos que receberam.

    . Perverteram alguns na fé (gr. Anatrepo) – Fez com que alguns foram ensinados de forma errada a ponto de caírem na fé.



    9) II Timóteo 4:10



    . Demas amou mais o mundo e abandonou o Evangelho. Antes era discípulo (Filemon 1:24)

    . Demas invadido pelos interesses pessoais amou mais o mundo que a Cristo.



    10) Apocalipse 3:5



    . A expressão “ao que vencer”

    . Aquele que dá ouvido as advertências feitas cumprindo os deveres determinados. Aquele que confia na esperança, se arrepende e vigia esperando a volta de Cristo.

    . Riscar do Livro da Vida – Cultura judaica de que havia um Livro de cidadania em que o nome poderia ser ou não apagado (ou riscado).

    . Lembrar Êxodo 32:32 – Riscar o nome do povo por causa da iniqüidade e também o nome de Moisés se desejasse.

    ResponderExcluir