sexta-feira, 9 de março de 2012

Perdoados, mas, sempre precisando do perdão!


PERDÃO

     “O perdão é a total remissão de pena; indulto; meio da graça através do qual o pecador arrependido tem as suas faltas perdoadas mediante os méritos de Cristo. (Rm. 4.7; I Jo 1.9)”.
(Apostila Doutrina Bíblica - Seminário Teológico Bíblico Thompson)

O perdão sacrificial de Jesus nos isenta de toda culpa? Quando?

      O perdão de Cristo através do sacrificio no madeiro nos outorga plenamente a reconciliação e isenção de qualquer culpa e tipo de pecado diante de Deus, nos livra legalmente das suas consequencias físicas e espirituais, no entanto, não nos isenta de culpas postoriores ou futuras antes do arrependimento; senão, faremos uma comparação entre o juízo divino e o juízo humano, imagine a seguinte situação: Um assassino mata alguém, de repente policiais introduzem o criminoso na presença dos oficiais da justiça, mas, acontece que o réu recorre a um excelente Advogado, feito o pedido, o advogado advoga a causa e vence-a, mesmo tendo conhecimento do crime cometido o advogado consegue declarar o réu inocente, ou se não, o réu simplismente pode pagar certa quantia exigida em dinheiro e então é liberado das suas consequencias e obrigações legais de julgamento criminal, mas, apesar de dado o veredito de inocencia e liberdade, volta novamente a cometer os mesmos delitos anteriores deliberadamente; pensando nisso, responda a seguinte pergunta: O criminoso ainda deve ser declarado inocente apenas pelo simples fato de já ter sido declarado inocente uma vez quando praticou o primeiro crime? ou deve pagar pelo segundo crime? O perdão só pode ser concedido apenas no momento da ação da culpa ou depois da culpa, não existe perdão quando ainda não houve a pratica ou ação de delito, a Bíblia diz que somos por nascimento pecadores, o pecado é separação entre o homem e Deus, então é por isso que Jesus nos exorta a buscarmos a conversão diária, arrependimento, jejuns, oração em todo tempo para a salvação. 
Jesus apenas nos libertou do jugo do pecado, de sua escravidão, a cédula contrária foi riscada, mas não isenta o réu das suas obrigações legais para com o seu senhor, a morte de Jesus foi para nos libertar do dominio da Lei e do seu fardo, ou seja, a morte física era a punição por diversos pecados na Lei Mosáica, hoje somos livres do jugo da Lei.

O perdão sacrificial de Jesus isenta o homem apenas no momento em que suas culpas são confessadas.


Jesus limpa e tira todos os nossos pecados, mas é preciso arrependimento e converssão diária.

      Os méritos de Cristo são reais o perdão de Cristo é uma das Bem-aventuranças do Evangelho (Rm. 4.7), isso é verdadeiramente concedido através da justiça de Cristo (I Jo 1.9), Jesus realmente tem o poder de nos livrar de todo pecado, sejam do passado, do presente ou futuro, mas pra isso é preciso que tenhamos a firme confissão da fé que é a busca e perseverança particular por santificação e arrependimento, sem a qual ninguém verá o reino de Deus. A converssão é um momento inicial de santificação, essa santificaçaõ pode ser plenamente perdida quando o crente deixa de ter comunhão com Deus, e atitude nos traga para longe da presença de Deus . Deus é capaz de tirar todo o nosso pecado, mas isso só acontece quando fazemos confissões a Cristo, primeiro acontece a prática do erro, só então o perdão pode ser concedido, é nesse momento que o nosso pecado é coberto, (Rm. 3:25; I Jo 2:12).

      O perdão de Deus, é a capacitação momentanea dada por Ele mesmo ao homem para a obra da salvação, sem esse continuo perdão cumpre-se a profecia de (Mt. 7:23; Tg. 3:6; I Jo. 3:4). Essa idéia não fere o carater da santidade de Deus, pois foi Deus mesmo que nos deu o Livre-arbítrio, alguém pode perfeitamente se transviar e recusar o presente da graça enveredando-se por outro caminho e por vontades próprias.
É certo que o sumo sacerdote fazia propiciação pelos pecados apenas uma vez por ano e o povo era perdoado, mas isso não isentava a necessidade de sacrificar novamente nos próximos anos. Se um sacrifício único de animal fosse suficiente para cobrir todos os pecados do povo, o sumo sacerdote não precisaria sacrificar novamente pelo pecado do povo no ano seguinte, a morte de apenas um único animal seria suficiente, já a morte de Cristo apenas acabou com a necessidade de haver ofertas de sacrificios contínuos de animais, porém isso não significa que os pecados presentes já estão perdoados antes de cometê-los e praticá-los, mas, uma referencia que se pode ter confiança e encontrar o pleno perdão para os pecados futuros por meio de um único sacrificio perfeito feito por intermédio de Cristo, isso ocorre apenas mediante a prática do pecado e subsequentemente um coração de arrependimento. Em suma, o sacrifício vicário de Cristo foi único, suficiente e substituidor de rituais do Antigo Testamento, mas sua suficiência é garantida quando o individuo peca e conscientemente faz remissão de pecado por meio do arrependimento, só depois desse momento crucial é que o crente vai passar a ter uma certeza de perdão daquele fato e momento.

Pecado, arrependimento e perdão é Fato e Momento!

      Em (Cl 2:13 e I Jo 2:12), Jesus nos deu vida juntamente com Ele, esse fato só foi possível quando ele nos perdoou dos nossos delitos, Jesus nos perdoou e deu vida, mas não nos isentou completamente da presença e prática do pecado, ainda não recebemos corpo glorificado, no entanto, se cometemos pecado, voltamos à última situação onde o corpo se encontrava morto em delitos, (segunda a bíblia essa situação se torna pior que a primeira) Jesus só pode nos dá vida porque estavamos mortos e nos perdoou, então, se voltarmos aos delitos, estaremos novamente nos tornando mortos para Cristo, por isso precisariamos novamente do seu perdão para conciliar ambos em uma só espírito e comunhão e revalidar a promessa savifica de Cristo em nós, as nossas trangressões são responsáveis por nos tornar mortos para Deus, no entanto, a bíblia nos deixa claro que muitos se enveredaram por seus próprios caminhos de morte, desprezam e negam a perseverança na doutrina. Jesus morreu, nossos pecados já foram perdoados, mas podemos voltar a praticá-los quando negamos o nome de Jesus.

E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. (Lc. 9:62)

    











     A mulher de Ló é um clássico exemplo da confirmação desse texto: Ela era temente a Deus, pois também havia deixado a cidade por ordem de Ló e do Senhor; inicialmente, apesar de ter sido declarado justa, olhou pra trás e lançou mão do arado, assim perdeu a sua salvação, tornou-se uma estátua de sal. A verdade é que ninguém pode servir a dois senhores. Nos tornamos aptos para o reino de Deus apenas quando não nos desviamos nem para a direita e nem para a esquerda.




É possivel alguém ser salvo, crente e ainda pecar, a bíblia deixa isso claro:


Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26:41)

Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe para que não caia. (I Coríntios 10:12)


Transgressões passadas: Já foram perdoadas. Transgressões presentes: Ainda estão sendo confessadas e perdoadas, mas, as transgressões futuras ainda serão futuras e seu ato não foi consumado!

O pecado mata, engana e destrói:

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. (I Jo. 3:8)


     Quando Jesus nos orientou a orar e vigiar em todo o tempo, Ele expressamente declara que podemos nos tornar filhos do diabo, nos desviarmos da verdade e perder a salvação, é por isso que Ele nos orienta à pratica constante do arrependimento e santidade sempre e assim reconciliarmos com Ele. 


  (Artigo de Joseph Gomes)

     A mentira é uma coisa muito comum entre milhares e milhares de pessoas. Por causa dela, muitos tem sofrido terríveis consequências. Reinos, casamentos, famílias, vem sendo destruídos.
Algumas pessoas dizem: "EU NÃO MINTO". O problema é que desconhecem as muitas maneiras de mentir.
Mentimos a Deus quando vamos contra o que diz sua palavra... Deus fala ao coração da pessoa e ela promete mudar, mas logo em seguida esquece de agir de acordo com a mensagem recebida.
Muitos assumem compromissos mesmo sabendo que não terá condições de cumpri-lo mas não tem coragem de dizer a verdade. Dizer "não"! Resultado: Encontramos muitas pessoas sobrecarregadas por diversos compromissos assumidos buscando uma desculpa para não ter que dizer a verdade.
Deus não é o PAI dos mentirosos! Toda pessoa que mente tem por pai o diabo. "Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira." Jo 8.44Os mentirosos serão lançados no inferno (Ap 21.8 - "Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte") e ainda acrescenta que "ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira". (Ap 22.15).


     A mentira pode parecer uma única saída para determinadas situações. Mas nós que somos filhos de Deus, não devemos usar este artifício maligno, pois ela nos tornará abomináveis aos olhos de Deus. E Deus rejeitará consequentemente as nossas orações e as nossas petições!
"Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite". Pv 12.22Nós temos que diante de todas as situações, falar sempre a verdade mesmo que alguém não se agrade da nossa sinceridade. Vez que a escritura nos ensina em Pv 12.17 que "quem fala a verdade manifesta a justiça".O cristão que mente está andando em um caminho paralelo ao caminho da Vida Eterna. Muitos mentem e dizem que irão para o céu! Mas a palavra de Deus é clara quando diz em Ap 22.15 que os mentiros ficarão de fora.Diante dessas orientações, gostaria que o amigo internauta, refletisse sobre a necessidade de dizer sempre a verdade.





LEIA TAMBÉM EM BREVE OUTROS ARTIGOS SOBRE DOUTRINA DA SALVAÇÃO.  

EM BREVE POSTAREMOS SOBRE:

* ARREPENDIMENTO
* SALVAÇÃO
* CONVERSÃO
* JUSTIFICAÇÃO
* REGENERAÇÃO
* PURIFICAÇÃO 
* REDENÇÃO
*SANTOS
*SANTIFICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário